Published by admin on 20 de abril de 2014

Dicas SEO: Tag H1 no Título do Site

Oi gente!

Em primeiro lugar, feliz páscoa a todos os nossos clientes e leitores! =)

Vamos terminar este domingo com uma dica básica de SEO pra quem tem um site/blog/ecommerce: preste atenção em seus títulos, ou melhor, em seu título. O Google e os principais buscadores na internet dão bastante relevância àquele primeiro termo que irá aparecer em sua página, que tem o objetivo de definir ou resumir tudo o que virá a seguir. Se a sua palavra-chave constar no título, ponto pra você! Mas tem um pequeno porém. O Google e demais buscadores devem saber QUAL é o seu título em meio àquele monte de conteúdo, não basta você definir isso em sua cabeça e apenas incluir o termo acima do texto ou das imagens. Sem entrar em muitos detalhes de desenvolvimento web, é possível que os mais leigos consigam incluir ou alterar o título de seu próprio site sem precisar recorrer ao desenvolvedor, basta um pouco de boa vontade, paciência e seguir o passo a passo abaixo. Importante: você precisa ter acesso aos arquivos do seu site para que consiga modificá-los! (caso não tenha, peça a seu desenvolvedor que ele deve lhe passar)

Antes de mais nada, se o seu site ainda estiver sendo desenvolvido, já peça a seu desenvolvedor que inclua o título com a tag H1 especificamente. Esta tag H1 é muito relevante aos buscadores, e é essencial que seu título esteja dentro dela para melhor indexação. Caso seu site já esteja pronto e não tenha a tag H1, fica um pouco mais complicado de fazer sozinho pois provavelmente você precisará ter conhecimentos em CSS (Tableless) para fazer com que o estilo do texto fique personalizado como o restante do site. Neste caso, peça a seu desenvolvedor que faça essa modificação, incluindo a tag H1 no título do site

Neste passo a passo você pode alterar o texto do título dentro do código do site, sem a necessidade de ter softwares próprios para este fim, como o Dreamweaver por exemplo. Faça o procedimento tranquilamente usando o Bloco de Notas/Notepad do seu computador. Porém, tenha em mente que está mexendo em um código, e QUALQUER alteração desnecessária pode acarretar em erros bastante significativos em seu site. Desta forma, preste atenção no que estiver fazendo e tudo dará certo!

Passo 1: Vá a pasta do seu site em seu computador, e encontre o arquivo index.php ou index.html. Clique com o botão DIREITO do mouse em cima do arquivo, e irá aparecer um menu. Selecione ABRIR COM, e escolha Bloco de Notas/Notepad. Irá abrir o programa com um monte de códigos, mas não se assuste, você não vai precisar mexer em nada demais alí.

Passo 2: Em seu teclado, aperte as teclas Ctrl + F, e vai abrir um campo pra você buscar por alguma palavra naquele código. Primeiro, tente digitar o termo H1. Caso o código do site não possua esta tag, ele não vai encontrar nada. Se encontrar a tag H1, tenha certeza de que ela se refere ao título da sua página e, se sim, é só alterar o texto que encontra-se DENTRO da tag para o novo título incluindo sua palavra-chave. Atenção: antes de deletar qualquer coisa, tenha certeza que está deletando APENAS O TEXTO dentro da tag, e que não está deletando qualquer outra letra ou símbolo. Na imagem abaixo de exemplo, o que está sublinhado é o que você deve alterar.

Tag H1 no titulo do site

Passo 3: Salve o arquivo do Bloco de Notas.

Passo 4: Em seu programa de FTP ou no próprio painel da hospedagem, arraste o arquivo index.php ou index.html que você acaba de alterar, e substitua pelo arquivo de mesmo nome no servidor remoto. Depois, é só acessar seu site, atualizar a página e confirmar se o título mudou mesmo!

Após este processo, seu site já aumentará bastante as chances de ser melhor indexado pelo Google e demais buscadores, mas não deixe de lembrar que é preciso usar a palavra-chave em outros elementos, dentro e fora do código do site, para garantir uma otimização melhor.

Boa semana e até a próxima dica!

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0Share on TumblrEmail this to someone
#dicas seo#otimizacao#site#tag h1#titulo