Published by admin on 22 de fevereiro de 2014

Cores: como escolher a combinação de cor certa?

Oi pessoal!

A Bahs é uma agência, acima de tudo, de criatividade. Nós criamos coisas novas, do zero, para cada cliente. Sabemos que as cores são essenciais nas criações em geral, sejam elas em telas de quadros, esculturas, obras arquitetônicas ou, como em nosso caso, digitais. Mesmo que as cores utilizadas sejam preto e branco, ainda assim elas são consideradas CORES e são passíveis de serem trabalhadas e apropriadas para alguma finalidade. Porém, diferentemente das demais formas de expressão de arte, nós não podemos simplesmente “jogar” as cores que mais temos vontade em um layout de site sem nenhum critério ou combinação. Nós criamos artes digitais com um objetivo: fazer com que a imagem da empresa/cliente seja agradável e atrativa, com o intuito de prospectar mais clientes e continuar agradando os já existentes. Por isso, é muito importante que no momento da criação do layout sejam apresentadas propostas de cores harmônicas e que combinem entre si, para agradar o olhar de quem verá o site e toda a imagem da empresa.

Então, como escolher essas cores? Por onde começar?

Na Bahs somos bem flexíveis na hora de criar uma arte, e costumamos buscar referências em diversos locais, inclusive em outros sites, imagens na internet e até mesmo nas ruas. Nada copiado, claro, apenas REFERÊNCIAS. Porém, vou deixar aqui uma dica que costumo achar ótima nessas horas, e que pode ajudar a despertar muitas ideias em nossa mente para o novo layout. Uma técnica que utilizo bastante para escolher cores para um site é ver imagens de decoração na internet. Por exemplo, entrar no Google e escrever algo como: “cores quarto” ou em inglês para obter mais resultados: “colors room”. Faça o teste e veja quantas imagens com diferentes cores e combinações é possível encontrar! Se gostar de algo, é só começar a pensar no layout porque as cores poderão estar resolvidas.

Uma dica: quando utilizar esta técnica, você precisará utilizar um programa editor de imagens que tenha o recurso Eyedropper Tool, para que assim você consiga saber o código da cor exata da imagem e não ter erro na hora da criação. Como eu trabalho bastante no Fireworks da Adobe, isso acaba sendo muito simples, mas tem diversos outros programas que tem esse recurso, inclusive os da Adobe. O Eyedropper tool é representado por um símbolo como este –> Eyedropper Tool | Blog Bahs

Veja abaixo uma combinação que gostei bastante, pra você ver como funciona. Nela já separei as 3 cores que mais gostei, e apliquei nos quadradinhos pra mostrar como eu utilizaria em um site. Não é bom combinar muito mais do que 3 cores, dependendo do formato do layout pode ficar “muita informação”e não deixar o site tão harmônico. Mas dependendo do caso e da combinação pode até ser interessante mais de 3.

Cores: como escolher a cor certa?

 

E aí, gostaram dessa combinação?

Até a próxima!! =)

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0Share on TumblrEmail this to someone
#combinacao#cores#layout#match#site