Published by admin on 24 de julho de 2014

11 Dicas para criar a assinatura de e-mail ideal

Oi pessoal!

Hoje vamos passar pra vocês algumas dicas básicas para criar assinaturas de e-mail que mostrem a credibilidade que você precisa em sua vida profissional. Quem já está no mercado de trabalho há mais tempo sabe da importância em ter uma assinatura de e-mail bem feita, pois possibilita que as pessoas tenham um acesso mais fácil às suas informações de contato, passando uma credibilidade maior.

Desta forma, é necessário que a sua assinatura seja clean e de tamanho proporcional, sem exageros, de maneira que agrade os demais usuários e evite cair nas caixas de spam.

Sendo assim, destacamos abaixo pontos essenciais que você deve se ater na hora de criar sua assinatura de e-mail, ou até mesmo na hora de criar um padrão para sua empresa, de forma que todos os e-mails tenham uma assinatura igual, com informações diferentes, claro.

1. Ao usar negrito, itálico ou fontes coloridas, cuidado para não exagerar nos efeitos

Desta forma, sua assinatura pode ficar muito poluída e não agradar aos olhos de quem vê. O ideal é usar um negrito apenas no nome, por exemplo, e deixar o resto do texto com formatação normal. Algo simples e clean.

2. Fontes diferentes podem atrapalhar

Se quiser usar uma fonte diferente em seu texto, opte por inserir a assinatura inteira em forma de imagem. Caso contrário, se o usuário que ler seu e-mail não tiver a fonte instalada em seu computador, irá vê-la com outra fonte qualquer no lugar, o que pode deixar a sua assinatura muito feia e desproporcional. Afinal, existem fontes que com um determinado tamanho ficam de um jeito, e às vezes o mesmo tamanho em outra fonte pode ficar completamente diferente, muito maior ou menor por exemplo.

3. Não coloque tantos telefones

Coloque apenas dois ou, no máximo, três números de telefone para contato, senão fica muita informação e pode poluir.

4. Cautela ao usar imagens
Se for usar uma imagem, seja para a assinatura inteira ou apenas para o logo da empresa, lembre de hospedá-la em um servidor como o Image Shack para gerar o link direto antes de inseri-la em seu e-mail, caso contrário a mesma aparecerá apenas em seu computador, e nos e-mails das outras pessoas aparecerá um espaço em branco. Nós já publicamos esse post aqui explicando como inserir uma assinatura de e-mail com imagem

5. Delimitadores de e-mail e telefone

Muitas pessoas ficam em dúvida de como expor as informações de contato, se colocam “—”, ou  ” | “,  ou ” / “, ou “•”. O mais correto é usar “—” para separar o e-mail do resto da assinatura de e-mail, e o “| ” para separar demais informações

6. Simplicidade é o principal

Se possível, utilizar no máximo 5 linhas de texto na assinatura. Usando os delimitadores citados acima é possível deixar tudo bem explícito e, ao mesmo tempo, condensado,para que as informações fiquem expostas da melhor forma possível.

7. Frases motivacionais ou religiosas: use em seu Facebook, Twitter e afins, jamais em sua assinatura de e-mail

Não é condizente e nem todas as pessoas vão achar a mesma coisa que você, podendo gerar um desconforto por parte do outro em relação a você como profissional. Infelizmente essas coisas influenciam mesmo.

8. Dependendo do ramo de sua empresa, não coloque os links de perfis em redes sociais

Podem deixar sua assinatura descontraída e iterativa demais e muitas vezes não é essa a impressão que a empresa deseja passar. Caso a conta de e-mail seja de um blog, ou alguma empresa onde a interatividade é essencial, pode colocar os links mas com muito cuidado para não poluir com os ícones coloridos de cada rede social. De preferência, deixá-los o menor possível.

9. Seus contatos essenciais

Jamais coloque em sua assinatura de e-mail alguma forma de contato que você dificilmente será encontrado. Por exemplo, se colocar seu usuário do Skype é importante que esteja online por um grande período todos os dias de semana, caso contrário causará má impressão se você não puder ser encontrado por lá. Simplesmente não coloque a informação na assinatura se for ser um problema, deixe apenas o celular e/ou o e-mail, por exemplo.

10. Imagens com boa resolução
Imagens borradas ou em baixa resolução podem destruir a aparência de sua assinatura, cuidado. Utilize imagens com boa resolução e isso não será um problema.

11. Teste a assinatura antes de começar a usar
Envie um e-mail para você mesmo, seja no mesmo e-mail da assinatura ou em outro (de preferência em outro) e veja como ela aparece. Se estiver como você formatou, é só gravá-la no padrão do seu e-mail lá nas configurações e usá-la automaticamente sempre que enviar, receber ou encaminhar um novo e-mail.

 

Exemplo de uma assinatura de e-mail clean, nesse caso sem nenhuma imagem:

Assinaturas de E-mail

 

Espero que tenha ajudado!

 

Free Search Engine Submission

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0Share on TumblrEmail this to someone
##howto#assinatura de e-mail#assinaturas#como fazer